28 de jul. de 2014

CHAMADA PARA BOLSISTAS VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Você já ouviu falar no tandem?

A palavra tandem, de origem latina, foi inicialmente usada em inglês para designar aquelas bicicletas de dois lugares. Em meados do século XX, seu sentido se ampliou para designar trabalhos em cooperação, onde dois ou mais colegas de trabalho ou empresas se dedicavam a um objetivo comum. Foi, então, nos anos 60 que o termo começou a ser utilizado para designar uma nova estratégia de ensino-aprendizagem em língua estrangeira: esta atividade complementar coloca os aprendizes de língua estrangeira em contato com falantes nativos da língua alvo (que o aprendiz está estudando), propiciando assim ambientes comunicativos autênticos onde estes podem desenvolver suas habilidades sócio-cognitivas, interculturais e linguísticas de maneira plena e irrestrita.
Recentemente, os Profs. Ms. Valdilena Rammé e Francisco Calvo del Olmo iniciaram um projeto de pesquisa na UNILA que pretende investigar este recurso pedagógico complementar às aulas tradicionais de línguas em nossa Universidade:
Português e espanhol pedalando juntos: a relevância da aprendizagem em tandem para o fortalecimento do bilinguismo em línguas próximas
Esta semana, foram aprovados dois bolsistas na categoria Voluntário para trabalharem com os colaboradores atuais no desenvolvimento desta importante investigação. Buscamos, se for possível, um bolsista de língua materna portuguesa e um outro de língua materna espanhola. Assim, se você se interessa/pode ter essa experiência de Iniciação Científica, muito importante para seu currículo acadêmico-profissional, entre em contato com os professores responsáveis:
Dados gerais do projeto
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é a investigação e elucidação das diretrizes teóricas do aprendizado colaborativo - em tandem face à face - de línguas próximas e suas implicações práticas. Mais especificamente, buscamos entender e aperfeiçoar os pressupostos teóricos deste modelo de aprendizagem no intuito de aprimorar esse tipo de exercício em contextos de integração no continente latino-americano. Nossa meta maior será a verificação da sua relevância para o fortalecimento do bilinguismo, buscado mais prontamente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e ideologicamente, em toda a América Latina.  Como resultado deste trabalho, esperamos contribuir para o aprofundamento da teoria em didática de língua estrangeira, em aquisição de línguas próximas e em aprendizagem estratégica. Além disso, ambicionamos poder propor um modelo de institucionalização do tandem para a UNILA, assim como manuais de tandem guiado que poderão ser utilizados em autonomia pelos aprendizes de espanhol e português como língua estrangeira ou adicional em contextos latino-americanos. Nossa pesquisa teórica e a produção deste material prático-teórico seguirão caminhos paralelos. O público inicial são os alunos e servidores da UNILA, da UNIOESTE e os funcionários da Itaipu Binacional, para quem o bilinguismo é um imperativo fundamental na sua vida cotidiana, tanto profissional quanto pessoal e social. Possíveis desdobramentos deste trabalho incluem: (a) estender o público-alvo para a toda população da tríplice fronteira que vive não só  o bilinguismo, mas o plurilinguismo (francês e guarani são apenas duas das muitas línguas faladas na região) e os efeitos da integração tão idealizada no seu dia-a-dia quanto; e (b) como consequência desta ampliação, propor projetos de extensão que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e linguístico de nossa região.

Duração prevista do projeto : 2 anos

Professores Colaboradores: Emerson Pereti (Línguas - UNILA); Mariana Cortez (Línguas - UNILA); Cristiana Vieira (Línguas - UNILA); Laura Márcia Luiza Ferreira (Línguas - UNILA); Gastón Cosentino (Línguas - UNILA); Larissa Paula Tirloni (Letras - UNIOESTE); Fernanda Chichorro (Letras - UTFPR);

Grupo de Pesquisa: Interfaces dos processos e objetos de ensino-aprendizagem de Português e Espanhol como línguas estrangeira e adicional (GP – IPOELEA)



Vamos pedalar juntos!! Aguardamos seu contato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário